Feijão frade volta a reinar


Depois de dois anos em que, por motivo da pandemia, não se puderam realizar as Jornadas Gastronómicas do Feijão Frade da Ribeira da Margem, de sexta a domingo o Feijão voltou a ser rei e senhor nas terras de Margem, com epicentro em Vale de Gaviões.
Produto genuíno e específico destas terras de gente boa da Ribeira de Margem, o Feijão foi o mote e motivo da festa que animou estas terras na sexta e sábado, com a Xª edição das Jornadas.
O centro de todas as atenções foi o almoço de sábado, em que o Feijão brilha em todo o seu esplendor, acolitado pelo tradicional e especialíssimo bacalhau assado lascado, ou em alternativa pelo amigo atum, devidamente adornado com a salsa e a cebola, com o ovo, e regados com o vinagre e com o especialíssimo azeite da terra. Uma comida que parece simples mas que é um verdadeiro pitéu de deuses, como o comprova a grande adesão de sempre.
Depois, e como sempre, não faltam as especialíssimas filhós ou mesmo os bolos, sendo que esta iniciativa da Junta de Freguesia conta com o apoio da dinâmica equipa de cozinheiras e auxiliares do lar do Centro Social de Margem, a favor do qual revertem os proveitos do evento, numa conjugação de esforços entre o Município, a Junta, a instituição beneficiada e a população.
O certame iniciou-se na tarde de sexta-feira, com a abertura das tendas de produtos tradicionais da terra, com destaque para o mel, mas também os licores, e entre eles a ginja, o artesanato e até a floricultura, para além dos morangos e seus derivados, e com especial destaque para os enchidos da Felisbela, artesanais e produzidos com um saber ancestral que lhes conferem um sabor e qualidade únicos.
A noite de sexta-feira foi animadíssima, e depois do jantar houve lugar, no amplo recinto do polidesportivo, à atuação de Marco Morgado, ao muito esperado espetáculo de Fernando Correia Marques que um temporal obrigou a adiar na última edição desta festa, e a noite continuou animada com os Tens C’óvir.
Na inauguração esteve presente todo o executivo Municipal, o executivo de Freguesia e outros autarcas, bem como os presidentes das Juntas, para além de outras entidades.
Em breves palavras o presidente da Junta, Jorge Peixeiro, congratulou-se com o ser possível voltar a realizar-se este evento, associado à produção de qualidade da terra, e agradeceu a disponibilidade dos participantes e o apoio da Câmara para a sua realização.
Por seu turno o presidente da Câmara, José Pio, elogiou a iniciativa da Junta e agradeceu o empenho em especial do vice-presidente, António Severino, para a sua efetivação, congratulando-se ainda com o facto de mais uma vez se envolver o Centro Social, que se por um lado participa na logística do certame, por outro é beneficiado, o que revela uma sinergia entre os diversos atores no sentido solidário.
Notícia do Jornal Alto Alentejo nº 787 de 21/09/2022