Sáb. Nov. 25 | horas: 08:00 -
Dom. Nov. 26 | horas: 08:00 -

Câmara compra o Seminário

20170315 camara compra o seminario 001

O Seminário acaba de ser adquirido e a Câmara vai avançar com algumas intervenções urgentes e lançar um concurso de ideias para traçar as linhas do futuro com o propósito de pôr o edifício e toda a grande envolvente ao serviço da população e do desenvolvimento.

Já não era segredo até porque a operação foi aprovada pela Assembleia Municipal, mas finalmente na sexta-feira foi dado o passo mais importante para a concretização de um velho sonho da comunidade gavionense. A Câmara comprou o Seminário, constituído pelo edifício principal, um conjunto de anexos e logradouros que ocupam grande parte do centro da vila de Gavião, mesmo defronte dos Paços do Concelho.
A escritura foi feita de manhã em Lisboa, num cartório notarial no Rossio, outorgada entre o presidente da Câmara, José Pio, e os representantes da totalidade dos herdeiros.
Concretizou-se assim um velho e acarinhado sonho da comunidade com a aquisição deste imóvel histórico e emblemático que pontua o centro de Gavião.
José Pio revela que «adquirimos este conjunto com vários edifícios em mais do que um prédio urbano, num total de 12.500 metros quadrados situados num lugar nobre que é a Praça do Município mas estendendo-se por quatro ruas de Gavião».
O presidente conta que «este processo iniciou-se pouco depois de chegarmos à Câmara, quando escrevi uma carta aberta aos proprietários no sentido de conseguirmos um entendimento para darmos utilização a este espaço, e na reacção iniciámos um processo negocial. Passados mais de dois anos chegámos a bom porto e o Município, num enorme esforço financeiro, pagou a quantia de 200 mil euros para que este espaço seja novamente posto ao dispor de todos os gavionenses naquilo que sirva o interesse colectivo».
José Pio afirma, comovido, que a aquisição do Seminário «era um sonho dos gavionenses que tenho a felicidade de, enquanto presidente da Câmara, materializar», mas reconhece que se trata de «um projecto para vários mandatos, pois é muito grande» (e arrojado).

Concurso de ideias

«Se me perguntar o que é que nós pretendemos deste espaço, direi que ideias todos temos, mas tratando-se do espaço que é e do local onde se insere, gostaria de lançar, tão rápido quanto possível, um concurso de ideias acompanhado de algo que acarinho e que ainda não tive oportunidade de concretizar, que é um orçamento participativo», acautelando todavia que «haverá eleições e não sei se serei o futuro presidente da Câmara».
José Pio salienta que «temos consciência de que este é um espaço de eleição e de enorme dimensão que pode dar muita coisa à vila de Gavião».
Mas o «Executivo Municipal também tem as suas próprias ideias em relação ao espaço, e gostaria de ter aqui o Ninho de Empresas aliado às novas tecnologias e ao que hoje é uma moda de que não podemos nem queremos fugir, que é a criação de umas start-up. Vamos ver o que o concurso de ideias trará, porque espaço há ali com fartura e, sendo a localização tão central, penso que será uma chamariz para jovens empresários que se queiram instalar sem grandes custos iniciais, podendo no futuro avançar noutra direcção como empresários com maior capacidade», prevê o presidente da Câmara.

O Seminário está «muito bem entregue»

20170315 camara compra o seminario 011Representando um conjunto de herdeiros, Tomaz Hipólito Vaz Raposo após a celebração da escritura disse ao nosso jornal, relativamente à venda deste património, que «o mais importante é que está muito bem entregue».
Sendo do Município, o antigo Seminário, que ocupa um lugar muito importante no coração da vila mas também no coração dos gavionenses, passa a ser definitivamente de toda a comunidade.
Agora é preciso dar tempo ao tempo, na certeza de que o tempo não volta para trás e com a acção dos homens vai-se encarregar de dar nova vida a este património que é um símbolo de Gavião.

Convite para por os Trens da Margalha no Seminário

O presidente José Pio disse ao nosso jornal que «uma das ideias que me passa pela cabeça, e que sei cuja concretização é muito difícil, é iniciar um processo que possa transportar os carros de atrelar da Quinta da Margalha para este espaço.
Essa colecção pertence a uma única pessoa, que adquiriu as partes aos restantes herdeiros, e que me disse que enquanto estivéssemos a negociar o Seminário não queria ouvir falar dos trens, mas agora penso que será oportuno iniciarmos uma conversa mais direccionada para a possível instalação, aqui, de uma colecção diferenciadora, e criação, neste espaço, de um museu para a conservação e apreciação desse património», assume o presidente da Câmara.
O autarca refere que «também sabemos que existe, em conjunto com os trens, uma colecção de arreios e outra de porcelanas da Índia, e gostaríamos que pudesse vir tudo para aqui. Mas temos consciência de que não podemos adquirir estes materiais, esta história que a Margalha tem e que é pertença do Dr. Manuel Martins de Carvalho, mas também temos a certeza de que poderíamos tê-los aqui muito melhor conservados, mostrando-os a todos e não ignorando nunca que a propriedade é de uma pessoa individual que em qualquer momento os poderia levar para onde muito bem entendesse».

O Seminário Menor de Gavião funcionou entre os anos 20 até aos anos 50 nesta casa onde viveu o Dr. José Pequito Rebelo, e que posteriormente veio a servir de Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia até aos anos 70, continuando ainda mais alguns anos a servir coimo Centro de Dia, até que encerrou portas.
O imóvel encontra-se hoje profundamente degradado.